Compartilhar
Educação: O Exame Nacional do Ensino Médio e o acesso ao ensino superior
Agência Miséria
Foto: Reprodução

O ENEM, atualmente, é uma das ferramentas mais importantes de acesso ao ensino superior de todo o país, permitindo que alunos de baixa renda e vindos de situações mais vulneráveis também consigam ingressar no meio científico.

O exame foi criado no ano de 1998 com a finalidade de avaliar o desempenho dos alunos de ensino médio do Brasil, sendo que apenas em 2004 o resultado deste exame poderia ser utilizado para conferir o ingresso à diversas universidades.

Mais tarde, no ano de 2010, o surgimento do SISU também fomentou ainda mais o acesso às universidades públicas através do ENEM.

Além disso, com o exame se aproximando cada vez mais, com provas nos dias 21 e 28 deste mesmo mês de novembro, é essencial que discutamos como obter sucesso nesta prova e também alguns outros detalhes burocráticos sobre o exame.

Muitos ex-vestibulandos, professores e especialistas reforçam demais a importância da redação em uma prova de vestibular, sobretudo na prova do ENEM, onde o candidato precisa mostrar uma visão crítica de mundo, além da capacidade de escrita.

Logo, é essencial saber tudo sobre como fazer uma redação passo-a-passo, para otimizar as chances de sucesso no Exame Nacional do Ensino Médio.

Nesta reportagem, então, serão tratados alguns pontos importantes sobre a realização da prova, como por exemplo:

  • ENEM Digital
  • SISU
  • Restrições sanitárias devido à pandemia
  • Dicas e pontos importantes na redação

Como funcionará a edição de 2022 do ENEM?

Foto: Reprodução

A prova do ENEM possui a principal finalidade de, além de conferir acesso ao ensino superior através do SISU, abordar a maior parte dos conhecimentos e assuntos vistos ao longo do ensino médio, como uma maneira de avaliar o desempenho das escolas e dos estudantes.

O exame é composto por dois dias de prova, sendo que em ambos os dias os alunos terão de lidar com 90 questões de múltipla escolha envolvendo as áreas abordadas no ensino médio:

  1. Língua Portuguesa e Códigos
  2. Ciências Humanas e Suas Tecnologias
  3. Ciências da Natureza
  4. Matemática e Suas Tecnologias

Ainda, no primeiro dia de prova, além de resolver as 90 questões objetivas, os inscritos precisam desenvolver uma redação dissertativa.

Como dito anteriormente, a redação é um dos pontos mais importantes de uma prova de vestibular, ainda mais quando a prova em questão é o ENEM, onde problemas são colocados pela prova e demandam uma solução prática por parte do inscrito.

Logo, o estudo, a leitura e a prática na escrita são essenciais para o inscrito entender como fazer uma redação nota 1000 para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Além de utilizar a nota do ENEM para ingressar em diversas universidades públicas, o ENEM também possui um convênio com universidades no exterior, como por exemplo a Universidade de Coimbra, em Portugal.

Ainda, também será possível utilizar da nota do ENEM 2022 para o ingresso em faculdades privadas, através do ProUni e do FIES.

O formato digital de aplicação da prova do ENEM

Foto: Reprodução

O ENEM digital é uma versão inteiramente digitalizada do exame, onde foi disponível pela primeira vez aos estudantes na edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio.

Na versão digital da prova, o inscrito, de acordo com a própria plataforma do ENEM, poderá realizar o exame de maneira digital, através do computador.

Contudo, esta versão do exame, ainda na edição de 2022, será aplicada apenas em alguns estados e regiões do país. A meta é que até o ano de 2026 o exame seja realizado integralmente em seu formato digital.

Quanto à estrutura do ENEM digital, esta se manterá exatamente igual a estrutura da prova impressa, com dois dias de provas contendo 4 provas objetivas de 45 questões cada e uma redação manuscrita, além das questões.

A redação do ENEM e a resolução de um problema

Por fim, a redação do Exame Nacional do Ensino Médio é recheada de questões políticas e sociais, que visam desenvolver em seus inscritos, além da capacidade técnica, uma visão de mundo crítica necessária para todos que querem ingressar no ensino superior.

Portanto, é essencial estar atento ao que anda acontecendo no país e no mundo, em questões sanitárias, políticas, sociais, tecnológicas e econômicas.

De maneira geral, alguns passos para se sair bem na redação do ENEM são:

  1. Se manter informado e atualizado
  2. Utilizar informações dos textos de apoio
  3. Atenção na escrita e na gramática
  4. Usar referências de diferentes áreas e fontes
  5. Ter atenção a coerência, coesão e concordância ao longo do texto
  6. Propor uma possível solução para a situação ilustrada pelo ENEM

Executando esses passos e, claro, não deixando de praticar a leitura e a escrita, as possibilidade de se obter sucesso na prova do ENEM são grandes.

Então não perca tempo, pois como dito no início da reportagem, o Exame será realizado nos dias 21 e 28 deste mesmo mês de novembro!

Compartilhar
Comentar
+ Lidas