Compartilhar
publicidade
publicidade
Ceará tem 40% de chance de registrar chuvas acima da média entre fevereiro e abril
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o cenário esperado para os próximos meses se dá a partir da análise das condições atmosféricas e oceânicas
Yanne Vieira
Foto: Guto Vital/Agência Miséria

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou nesta quinta-feira (20), o prognóstico climático para o trimestre de fevereiro a abril, que indica 40% de probabilidade de chuvas acima da média, 40% em torno da média e 20% de chances de precipitações abaixo da normal climatológica.

De acordo com a Funceme, o cenário esperado para os próximos meses se dá a partir da análise das condições atmosféricas e oceânicas e também dos resultados de modelos numéricos de previsão. Em 2021, a maior probabilidade era de precipitações abaixo da média, o que acabou se confirmando ao final do período de três meses.

A gerente de Meteorologia, Meiry Sakamoto, afirmou que as incertezas envolvidas na previsão climática, principalmente neste ano, estão relacionadas ao oceano atlântico que “passou de uma condição muito favorável agora para uma condição mais neutra”.

CHUVAS NO CARIRI

De acordo com os dados de monitoramento das chuvas da Funceme, a região do Cariri já registrou, até o último dia 19, chuvas de 160,9 milímetros, representando 8,5% de desvio do padrão normal que é de 148,3 mm.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria