(Divulgação/Adagri)
Com a chegada da estação chuvosa na região do Cariri, a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), anunciou nesta quarta-feira (26), que todos os produtores cearenses devem cadastrar suas unidades de produção até 30 dias após o plantio. Regulamentada pela Portaria n° 022/2020 da Adagri, a ação tem como objetivo a prevenção e o controle da praga bicudo-do-algodoeiro.
De acordo com a pasta, o cadastramento pode ser realizado de forma virtual, através do site da Adagri, ou através aplicativo Produtor Adagri. E também de forma presencial, em um dos Núcleos Locais da Adagri (NL) ou Escritório de Atendimento à Comunidade (EAC) da Agência nos municípios.
Os agentes de fiscalização agropecuária do Núcleo Local de Brejo Santo já realizaram o cadastramento de unidades de produção no município, “além do cadastro, a Portaria também estabelece diversas medidas fitossanitárias como o monitoramento do bicudo e o seu controle, a destruição dos restos culturais da lavoura algodoeira e a formação do vazio sanitário. Com isso é possível minimizar a disseminação do bicudo na cultura e consequentemente a redução das perdas de produção”, explica o auditor fiscal agropecuário da Adagri, José de Oliveira.

