Foto: Reprodução/Ascom SAP
A Secretaria de Administração Penitenciária, através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (CISPE), fez uma parceria com a Enel Ceará e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), onde promoveram um curso de Street Food para egressos do sistema prisional. O objetivo é socializar e gerar emprego e renda para este público.
O curso de 32 horas/aulas contou com a participação de 15 alunos, onde aprenderam a produzir os principais pratos regionais, entradas e guarnições como arroz branco, baião de dois, farofa temperada, frango trinchado, creme de galinha, linguiça acebolada, vinagrete e carne de sol acebolada e outras opções que são vendidos em restaurantes de Fortaleza. Eles também receberam treinamentos de capacitação para se tornarem futuros empreendedores no setor de alimentação.
Cristiane Gadelha, responsável pela Coordenadoria de Inclusão Social, afirma que os cursos promovidos em parceria com Enel e Senai, trará melhor oportunidade de vida e novas perspectivas para os egressos do sistema prisional. “Os cursos promovidos pela SAP em parceria com a Enel e Senai Ceará trazem renda, dignidade e oportunidade de vida para os egressos, além de promover uma transformação social.”, reforça.
José Alves, professor de street food do Senai parabeniza a turma pelo desempenho e se diz muito satisfeito com o trabalho realizado pela turma. “São pessoas muito competentes e atenciosas em cada aula. Estão sempre atrás de aprimorar os conhecimentos. É muito gratificante trabalhar com essa turma porque vejo que estão em constante busca de uma nova chance para se reinserir no mercado de trabalho.”, completa.
Alunos como Igor Felipe e Ana Paula Ferreira comentam que o curso mudou suas perspectivas de vida e abriu um leque de oportunidades e ideias, para gerar emprego e renda para eles e suas respectivas famílias, iniciando novas fases em suas vidas.

