Aedes Aegypti (Reprodução)
A Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro do Norte iniciou, nesta quinta-feira, 3, o monitoramento de pacientes com arboviroses como dengue, zika e chikungunya na Unidade Sentinela, bairro Centro. Nesta sexta-feira (4), o atendimento deve ser realizado também na Unidade Covid, localizada no bairro Lagoa Seca.
De acordo com a Sesau, as unidades devem fazer a coleta de exames sorológicos para identificar as arboviroses, assim como monitorar os casos no município.
Na Unidade Sentinela, o serviço está disponível das 7h30 às 22 horas, para pacientes previamente encaminhados pela Unidade de Pronto Atendimento Limoeiro (UPA).
Já na Unidade Covid, haverá ambulatório de atendimento para pessoas com arboviroses, no período de 7h às 19 horas. Para os pacientes que estiverem com dores articulares e que necessitarem de observação, há leitos disponíveis no local.
A Sesau enfatiza que, no terceiro dia do aparecimento dos sintomas de chikungunya, dengue ou zika, o cidadão deve procurar uma destas unidades. Após o sétimo dia, a orientação é para que as pessoas que receberam notificação do caso, dirijam-se ao Laboratório Central de Juazeiro do Norte (Lacem), para realizar a sorologia.

