Rompimento de barragem em Cedro (Foto: Reprodução)
O rompimento da barragem da localidade de Catolé, na madrugada deste domingo (13), em Cedro, na região Centro-Sul do estado, trouxe transtornos para cerca de 300 moradores da região, no leito do riacho de São Miguel.
Uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Iguatu, coordenada pelo tenente-coronel Nijair Araújo, esteve no local para avaliar a situação e resgatar moradores de áreas de risco.
O prefeito de Cedro, Joãozinho de Titico, e equipes da Defesa Civil estiveram na região afetada pela inundação para que as providências de momento fossem adotadas.
As áreas mais afetadas foram Cariuzinho, Tapera, Casa Nova, Recanto, Lagoa Seca, Lagoa da Onça, Jenipapeiro, Catolé, Curral de Várzea, Peixoto e Baixio dos Patos.
O rompimento da barragem do Catolé causou aflição aos moradores de Catolé e região. O prefeito Joãozinho revelou, na manhã desta segunda-feira (14), que algumas casas chegaram a desabar na localidade de Baixio Grande, após o açude Ubaldinho receber grande volume d’água.
O prefeito destacou que muitas pessoas estão ilhadas e que lavouras e estradas foram destruídas.
A Defesa Civil está fazendo um mapeamento de pessoas nestas áreas, como doentes, gestantes e idosos, para que, se preciso, a remoção seja feita para uma unidade de saúde.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) emitiu um novo alerta de chuvas, sendo que desta feita o município de Cedro se encontra na faixa amarela de risco.
O tenente-coronel Nijair Araújo disse que a base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) do Cariri se encontra de sobreaviso para qualquer eventualidade na região.

