Foto: Júnior Silva
Nesta terça-feira (29), o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), lançou o Programa Eficiência, que busca qualificar os espaços decisórios e de informação do município. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), o projeto foi apresentado no auditório da Secretaria de Educação e inicialmente terá vigência de 2 anos.
De acordo com a gestão municipal, durante o período de vigência, o programa deve passar por avaliações periódicas, a fim de assegurar a aplicabilidade prática da proposta. O trabalho irá buscar soluções baseadas em evidências, a partir do que for observado pelos profissionais da universidade, que irão imergir no cotidiano dos órgãos públicos municipais, a fim de identificar as falhas, problemas, orientar adequações e soluções que tornem a gestão mais eficiente, prática e otimizada, melhorando, assim, os fluxos decisórios e de informação.
A coordenação das atividades do programa será realizada por professores e pesquisadores da UFCA, sob coordenação dos professores Roberto Ramos e Thiago Bessa Pontes. O objetivo é que, ao longo do processo, sejam realizados diagnósticos funcionais de todos os setores da administração. A primeira pasta a receber o grupo de trabalho será a Secretaria de Saúde (Sesau).
Na ocasião, o prefeito Glêdson destacou que o programa é um divisor de águas na administração pública do município e que para a cidade ampliar o volume de receitas disponíveis é necessário combater a corrupção e acabar com a ineficiência. O gestor reafirmou, ainda, que os órgãos de controle estão fazendo seu papel, e que o programa possibilitará avaliação real das políticas públicas, e acompanhar a evolução dos indicadores.

