Compartilhar
publicidade
publicidade
Profissionais do Samu salvam recém-nascida de engasgo após atendimento por telefone
O chamado para a Central de Regulação de Urgências (CRU), veio do município de Lavras da Mangabeira, por volta das 12h45
Yanne Vieira
Profissionais do Samu salvam recém-nascida de engasgo após atendimento por telefone
Foto: Ascom Samu CE

No último domingo (10), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, em Juazeiro do Norte, realizou o salvamento, via telefone, de uma recém-nascida de 18 dias, após engasgo decorrente da amamentação. O chamado para a Central de Regulação de Urgências (CRU), veio do município de Lavras da Mangabeira, por volta das 12h45. A bebê passa bem.

De acordo com a assessoria do Samu, o engasgo estava começando a comprometer os sinais vitais da recém-nascida. O médico de plantão da CRU, Álvaro Carvalho, atendeu o chamado e prestou as primeiras orientações para que a família realizasse a manobra de Heimlich, procedimento padrão em caso de engasgo em bebê.

“Pedi para que colocasse a criança de bruços sobre os seus braços, e fizesse manobras de massagens para que ajudasse a desobstruir as vias aéreas”, explica Carvalho.

Ainda de acordo com o Samu, seguindo as orientações e o acompanhamento do médico, o pai da criança, de 21 anos, conseguiu realizar a manobra de forma correta, desobstruindo as vias aéreas. Em seguida, a ambulância de Unidade de Suporte Básico (USB) chegou à residência e deu continuidade ao atendimento, levando a bebê até o hospital municipal da cidade.

“O médico que me ajudou por telefone foi bastante atencioso e deu assistência necessária”, relata o pai.

Álvaro Carvalho, relata que “é muito gratificante a gente ter oportunidade de ajudar e salvar uma vida dessa forma, e ainda mais sendo uma criança de 18 dias de vida. Isso nos engrandece e nos deixa muito felizes em poder compor o Samu 192, e ajudar a população dessa forma tão maravilhosa”, afirma o médico.

Manobra de Heimlich

A técnica de primeiros socorros é comumente utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou algo que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a respiração. Na manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma, o que provoca uma tosse forçada, expulsando dos pulmões o corpo estranho.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria