Foto: Guto Vital
A prefeitura de Barbalha divulgou nesta segunda-feira (18) que o benefício do aluguel social está disponível para as famílias de baixa renda afetadas pelas fortes chuvas que atingiram centenas de casas na última quarta-feira (13).
As ações estão sendo executadas pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos (STDSMDH). Equipes multiprofissionais da Coordenadoria da Defesa Civil de Barbalha, que contam com engenheiros, assistentes sociais e técnicos, vem realizando visitas nas áreas e residências afetadas.
Após passar por avaliação, as famílias que recebem laudo de engenharia atestando que as residências estão em condições de destruição ou alto risco, bem como parecer social de baixa renda, estão aptos ao aluguel social.
A prefeitura informa que desde a última quarta-feira, já foram atendidas 228 notificações de assistência social, infraestrutura e saúde, dentre elas, 218 visitas domiciliares foram realizadas com dois idosos abrigados na casa de acolhimento, 14 famílias desalojadas, uma família em aluguel social e 3 famílias acolhidas no abrigo temporário que está funcionando na Escola Josefa Alves, localizada no bairro Santo Antônio.
De acordo com a prefeitura, também já foram distribuídas mais de 270 cestas básicas, 280 kits de higiene e limpeza, roupas, lençóis, colchões, redes, camas, roupeiros e outros donativos. Além de 1500 refeições ofertadas pela Cozinha Comunitária para distribuição nas residências e alojamentos.
O ponto de coleta para doações é na sede da STDSMDH, na Av. Dr. Pio Sampaio, n° 499, no Bairro Cirolândia. Também foi disponibilizada uma conta bancária para transferências e depósitos na Agência: 1024-3 | Conta Corrente: 39970-1 | Pix: 14213745000143 (Tipo: CNPJ).

