Foto: Juliana Lima
O Monitor de Secas divulgou, no último dia 20, os dados de monitoramento das secas referentes ao mês de março em todo o país. A região Nordeste, em especial o Ceará, apresentou grande redução de áreas atingidas pela seca, devido ao cenário de chuvas acima da média.
De acordo com o monitor, na Região Nordeste, em especial no último mês, houve recuo da seca moderada e da seca grave no Rio Grande do Norte e na Paraíba, o desaparecimento da seca fraca no noroeste do Maranhão e o recuo da seca fraca no Ceará, sul do Piauí, oeste da Paraíba e leste de Sergipe.
No Ceará, a seca moderada recuou, além de apresentar uma expressiva diminuição da área com seca fraca, indicada como áreas com condições de umidade anormalmente baixas e que estão secando e podem, possivelmente, virar áreas de secas.
Grande parte do estado encontra-se sem seca relativa. Comparando o resultado analisado no mês de fevereiro, o estado está seguindo para o desaparecimento da seca.
Pela tabela de severidade da seca, os impactos na região continuam de longo prazo. Mesmo que saindo de seca, há possibilidade de registrar alguns déficits hídricos prolongados, e apresentar pastagens ou culturas não completamente recuperadas.

