Compartilhar
publicidade
publicidade
Governo do Ceará promove inclusão de Pessoas Surdas com assistência em Libras no sistema de saúde do estado
Desde novembro de 2020 foram mais de 2.300 atendimentos com intérpretes de Libras, realizados pela rede de saúde do Ceará.
Romario Sousa
Foto: Reprodução

O Governo do Estado do Ceará, divulgou nesta segunda-feira (25) que segue promovendo acessibilidade comunicacional e de Informação em saúde à Pessoa com Deficiência e Pessoas Surdas, através do Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência.

O programa tem o objetivo de garantir uma assistência pautada pela comunicação com maior igualdade entre os profissionais da rede e o cidadão, alcançando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e respeitando as suas respectivas particularidades.

Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, houve a contratação, de tradutores-intérpretes de Libras para possibilitar o acesso à informação em saúde às pessoas surdas. Desde novembro de 2020 foram mais de 2.300 atendimentos com intérpretes de Libras, realizados pela rede de saúde do Ceará.

A assistência com acessibilidade contempla, os atendimentos médicos e hospitalares realizados pelas unidades de saúde dos 184 municípios cearenses, independentemente de sua natureza. Os intérpretes ficam à disposição de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, de forma virtual.

Além do atendimento em Libras via Telessaúde, a Sesa disponibiliza conteúdos institucionais acessíveis, como vídeos, eventos, transmissões ao vivo, reuniões, conferências, pronunciamentos e documentos, procurando atender às diretrizes de inclusão legalmente recomendadas.

No dia 24 de abril de 2002, foi publicada a Lei federal nº 10.436/2002, reconhecendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão dos surdos.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria