De acordo com profissionais, os dias da Rádio Iracema estão contados (Foto: Reprodução/Twitter)
A Rádio Iracema do Cariri foi inaugurada em 15 de novembro de 1951, fruto de um projeto de expansão da Rede Iracemista no Ceará. Foi a primeira estação de rádio de Juazeiro do Norte.
Mas, de acordo com profissionais, os dias da Rádio Iracema estão contados. Em nota divulgada nas redes sociais e assinada pelos Radialistas do Cariri, os profissionais afirmam que um grupo de empresários, ligados a políticos da região, arrendou a emissora e até o nome deve mudar. Segundo a nova direção, o nome é “antigo e fora de moda”.
Ainda de acordo com a nota, os profissionais foram demitidos sem aviso prévio. Além da demissão, o texto fala sobre a humilhação sofrida por parte dos tradicionais radialistas da região. “Além da demissão, […] ouvimos do coordenador da nova emissora, que em Juazeiro do Norte não havia bons profissionais, por isso a nova rádio vai “importar” radialistas de outras cidades”.
De acordo com um dos radialistas mais antigos da casa, ouvido pelo Site Miséria, a emissora está atualmente no ar apenas com programação musical. Uma manifestação por parte dos radialistas é esperada para os próximos dias.
Sindicato se pronuncia
Pelo menos dois, dos 22 profissionais que atuaram na emissora procuraram o Sindicato de Radialistas e Publicitários do Ceará (Sindradio-CE). A expectativa é de que mais profissionais procurem o Sindradio. Ao Site Miséria, o delegado regional do sindicato, Cícero Gonçalves, esclareceu que os profissionais receberão todo o apoio necessário. “Lamentamos profundamente que a emissora não tenha comunicado previamente os radialistas para que eles pudessem procurar outro meio de sustento. São pais de família. O sindicato está à disposição dos profissionais”, declarou.

