Foto: Reprodução
A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), divulgou dados relacionados a mortes por complicações causadas pela chikungunya nos primeiros meses de 2022. A pasta registrou seis mortes. Todas na região do Cariri.
Foram registrados, entre fevereiro e março, quatro óbitos em Barbalha e dois em Juazeiro do Norte. Segundo a Sesa, as vítimas tinham entre 21 e 85 anos e quatro delas eram do sexo masculino.
Conforme a Secretaria de Saúde, a Região do Cariri, o Sul e o Centro-Sul do Estado têm 2.399 casos confirmados de chikungunya. Em 2021, a região do Cariri registrou 177 casos da doença. Já de janeiro a março deste ano o número saltou para 1.061 casos confirmados.
Sintomas da Chikungunya
Os sintomas geralmente aparecem depois de uma semana de infecção. Febre e dor nas articulações surgem subitamente. Dor muscular, dor de cabeça, fadiga e erupção também podem ocorrer. Caso apresente os sintomas, a orientação é procurar atendimento médico.
Prevenção
Para evitar a transmissão da doença, é fundamental eliminar os focos de criação do mosquito Aedes aegypti, como água parada em vasilhames no quintal, vasos de planta e demais objetos, como pneus velhos e lixo. É recomendado ainda utilizar telas em janelas e portas.

