Compartilhar
publicidade
publicidade
Em 2021, mais de 60 toneladas de embalagens de agrotóxicos foram devolvidas de forma correta no Ceará
929 produtores participaram através das ações conjuntas
Yanne Vieira
Foto: Sema CE

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), que atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de agrotóxicos, apresentou nesta sexta-feira (29), os resultados do Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (RI) de 2021 e a evolução da atividade no Estado do Ceará.

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), parceira da ação, o recebimento tem como objetivo permitir que os agricultores cumpram a legislação de agrotóxico ao devolver suas embalagens vazias, lavadas e perfuradas.

Durante as fiscalizações, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), realizou atividades de Educação Sanitária, com o intuito de orientar os produtores sobre a obrigatoriedade da devolução dessas embalagens.

Mesmo no período da segunda onda da pandemia de covid-19, o engajamento de todos os elos da cadeia agrícola atingiu a marca de 66,8 toneladas de embalagens de agrotóxicos devolvidas corretamente, em 2021. 929 produtores participaram através destas ações conjuntas.

Em 2019, o Sistema Campo Limpo arrecadou um total de 52 toneladas e teve a participação de 1.052 produtores. Já em 2020, com o início da pandemia, o total recolhido foi de 40,6 toneladas.

Além destas iniciativas, o sistema de recolhimento se expandiu no estado do Ceará, contando hoje com mais três postos de recebimento de embalagens, nos municípios de Quixeré, Ubajara e na região do Cariri.

Segundo o InpEV, mesmo com a ampliação dos postos de recebimento, os Recebimentos Itinerantes tem se consolidado como uma ação estratégica, sendo responsável por 25% do total de embalagens recebidas no Estado e atende 70% dos cerca de mil agricultores que realizaram devoluções, exatamente por atingir os pequenos produtores.

De acordo com a Adagri, diante dos resultados apresentados, a realização destes RIs é de extrema importância e foi pensado de maneira a ser flexível o suficiente para, sem comprometer a qualidade do resultado final, adequar-se às diversidades culturais e ao perfil agrícola de cada região.

Para a diretora de Sanidade Vegetal da Adagri, Neiliane Sombra, “a Parceria entre Adagri e InpEV tem fortalecido o Sistema Campo Limpo, bem como a conscientização do Uso Correto de Agrotóxicos e a devolução de suas Embalagens dentro de um processo contínuo, resultado da sintonia entre todos os elos da cadeia, aprimorando assim, o cumprimento da legislação e das responsabilidades de cada um”, destaca.

Veja o calendário de recebimento:

Foto: INPEV

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria