Compartilhar
O que é NFT?
Agência Miséria
Foto: Reprodução

NFT é um conceito que está se tornando um dos assuntos mais comentados do momento, mas muitas pessoas não sabem o que significa e quais as reais possibilidades de ganho utilizando essa tendência. O mundo digital está se abrindo em muitos mercados e o online cassino GG.bet, por exemplo, é uma empresa que já aceita criptomoedas como forma de pagamento, dando ao usuário a chance de aproveitar utilizando uma tecnologia de ponta.

Assim como as criptomoedas, o NFT surgiu como um furação para muitas pessoas, que começaram a ouvir falar sobre o assunto sem entender bem se é possível aproveitar e investir no NFT antes que se torne viral como aconteceu com as criptomoedas, que antes valiam centavos e começaram a valer milhares de dólares. Será que o mesmo acontece com os NFTs?

O que é NFT?

NFT significa tokens não fungíveis. Muitas pessoas pensam em token apenas para transações bancárias, mas eles podem ser utilizados para várias outras coisas. Os tokens são confirmações de peças e essas peças podem ser dinheiro, obras de arte, experiências ou qualquer coisa basicamente.

Os tokens não fungíveis são aquelas peças que não podem ser trocadas por outras, como por exemplo as obras de arte. O dinheiro é um bem fungível já que uma nota de 20 pode ser trocada por duas de 10 e essas duas de 10 juntas terão o mesmo valor da nota única de 20. Isso, como se pode perceber, não acontece com peças de arte já que elas são únicas. Então, o NFT é uma peça única registrada em uma blockchain.

Não é preciso que o item seja digital para ser vendido como um NFT, itens físicos também podem participar dessa transação mas, ainda é mais comum ver itens digitais sendo comercializados.

Um exemplo claro e não tão usual foi a venda do primeiro tweet do mundo. O tweet foi vendido como um NFT e o novo dono possui os direitos sobre aquele tweet, porém, ele não recebeu o tweet em sua conta no Twitter, por exemplo. O tweet continua na conta de Jack Dorsey, o presidente do Twitter e o novo dono só possui os direitos sobre ele, nada mais.

Pode ser confuso mas esse é um exemplo não usual. O mais comum é que o comprador tenha algo um pouco mais “paupável”, mesmo que em forma digital. Sendo a representação de um item exclusivo, muitas coisas bem diferentes podem ser encontradas nesse mundo mas, e como fazer para comprar um NFT?

Como comprar NFTs?

Sabendo o que são os NFTs fica a dúvida de como comprá-los. Primeiro, a compra de NFTs se dá a partir das criptomoedas, ou seja, é preciso ter criptomoedas para poder comprar NFTs.

Os NFTs estão disponíveis em marketplaces exclusivos e é preciso ter um pouco de cuidado já que, por ter tido um crescimento muito grande, alguns itens começaram a ter um valor comercial que não condiz com a realidade, apenas por ser negociado com um NFT. Cada marketplace tem suas regras e também seus métodos de pagamento já que, apesar de ser uma transação através de criptomoedas elas não são únicas e existem várias disponíveis no mercado, sendo a mais conhecida o Bitcoin.

Outro ponto interessante é que é preciso ter uma carteira digital que suporte a rede do Ethereum pois esse é o sistema que consegue desenvolver os tokens. Com isso, a compra de um NFT se torna uma transação comum. O cliente deve escolher o produto no marketplace, ter dinheiro em sua carteira digital e pronto, efetuar o pagamento do item.

Os valores normalmente estão descritos com a sigla ETH, de Ether. O valor muda mas a variação é que 1 ETH tenha o valor de 3.009 dólares americanos. Essa “moeda” é bem variável, assim como acontece com os bitcoins. Uma informação importante é que é preciso pagar pela transação (compra ou venda) dos NFTs e isso pode ser bem caro. As pessoas que trabalham cuidando de todo o ambiente cobram e, dependendo da popularidade dos NFTs, o custo operacional de transferência pode chegar a custar o mesmo que o produto em si.

Onde fica o meu arquivo/item NFT?

Ter o token significa ter o certificado digital daquele produto, serviço ou experiência. Ou seja, o proprietário possui aquilo e também pode confirmar a autenticidade da sua compra. Esse token é um código único que revela que aquele item é realmente daquela pessoa e uma transação oficial foi feita para aquisição do item.

A cada dia que passa é mais comum ver esse tipo de transação com obras de arte, que apesar de possuírem um certificado digital, são itens físicos. É possível imaginar, por exemplo, uma obra de arte que possui várias fotos no Google. Se uma pessoa baixar aquelas fotos, ela possui uma cópia da obra de arte, enquanto somente uma pessoa, que possui o token, possui a obra original, a obra que realmente tem valor comercial.

Somente essa pessoa é detentora dos direitos autorais da obra, seja ela um meme, um quadro, uma música, etc. Com esses direitos, o proprietário é capaz de vender aquele direito de imagem para uma propaganda, por exemplo.

O token não-fungível é algo único e que está registrado em uma blockchain, por isso, esse token não pode ser falsificado. Blockchain é um banco de dados imutável, não é possível ter dois tokens iguais ou roubar um token registrado aí exatamente porque esse banco de dados é descentralizado, não é preciso um terceiro para tomar conta.

Existem exemplos extremamente interessantes nesse mundo dos NFTs, inclusive vendas de artistas famosos ou de artistas que começaram a vender no mundo digital e conseguiram ver o valor de suas obras aumentando exponencialmente.
Apesar das obras de arte serem bastante usadas como exemplo, é possível que várias outras coisas virem NFTs como por exemplo músicas, fotos, itens de jogos, posts e tantos outros itens.

O código da web (WWW), por exemplo, foi vendido como um NFT no valor de 5,4 milhões de dólares. Esse código é único e um dos mais importantes da atualidade, já que mudou o comportamento humano ao longo do tempo.

Assim como obras de arte em geral, os NFTs podem ser um investimento que pode dar muitos lucros mas também pode ser um investimento parado, então é importante estudar bastante o mercado e também o vendedor antes de fazer qualquer negociação.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria