Compartilhar
publicidade
publicidade
Combate à desertificação no Ceará é pauta em evento estadual
Yanne Vieira
Foto: Felipe Lima

Entre os dias 25 e 27 de maio, pesquisadores se reúnem para discutir o fenômeno da desertificação no Ceará. O II Encontro de Iniciativas e Estudos de Combate à Desertificação no Ceará (EICD), acontece no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Quixadá e tem iniciativa dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Coreaú e do Banabuiú.

O evento reúne pesquisadores (as) da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), da Universidade de São Paulo (USP), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), além de representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

O EICD busca possibilitar o debate sobre causas e efeitos da desertificação e os impactos sobre os recursos naturais no Ceará. Além disso, pretende avaliar os indicadores, as ações do governo estadual, os municípios atingidos e o que tem feito a União na implantação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN – Brasil).

Durante a programação, palestras e encontros com especialistas na temática devem acontecer com o objetivo de estabelecer um compromisso das instituições públicas e da sociedade civil na definição de estratégias para superação dos avanços da desertificação no semiárido nordestino, além de conhecer experiências mitigadoras no enfrentamento da desertificação no Nordeste brasileiro.

No site do EICD estão disponíveis as demais informações a respeito dos eixos temáticos de discussão do evento, além da formatação dos trabalhos e do corpo científico do Encontro.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria