Hemoce realiza coleta de sangue em Juazeiro do Norte (Guto Vital/Agência Miséria)
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), iniciou nesta quarta-feira (1°) uma nova campanha de incentivo à doação de sangue em todo o Ceará. Com o slogan “Quantas vidas cabem em uma vida só?”.
A iniciativa foi desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemo (IPH) e tem o objetivo de homenagear os doadores de sangue voluntários, além de conscientizar a população sobre a importância do gesto de solidariedade. A ação ocorre em alusão ao Junho Vermelho, mês no qual o debate sobre o tema é ampliado.
Durante todo o mês, o Hemoce intensificará em suas redes sociais a importância da doação de sangue voluntária. Peças ilustrativas serão trabalhadas, também em cartazes e faixas.
Nesse período, o hemocentro em parceria com IPH irá realizar ações para chamar a atenção da população em alguns locais de Fortaleza, onde a sede do equipamento está localizada e nas cidades do Interior onde há unidades e postos da instituição.
No dia 14 de junho, é comemorado o dia mundial do doador de sangue e as unidades do Hemoce na capital Fortaleza, irá oferecer aos candidatos a doação de sangue ações e serviços como corte de cabelo e barbearia, maquiagem, limpeza de pele, além de apresentações artísticas.
Junho Vermelho:
Iniciada no ano de 2015 pelo movimento Eu Dou Sangue, a campanha Junho Vermelho surgiu para aumentar o número de doações neste período. O mês foi escolhido por causa do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho e por causa do clima mais frio em alguns locais do Brasil nesta época, o que tende a diminuir o número de doadores.
Junho também é período de férias escolares e muitas famílias viajam, fato que também contribui para a baixa no estoque de sangue nos hemocentros.
Neste mês, diversos equipamentos públicos e privados no Estado estarão iluminados de vermelho para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, como o Alto do Cristo e a saída do Arco do Triunfo, em Sobral. Em Juazeiro do Norte, a estátua do Padre Cícero ganhará a iluminação, assim como a unidade do Vapt Vupt do município.

