Compartilhar
A Psicologia do Esporte: Por que a excitação da competição importa
Agência Miséria
Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Todos nós conhecemos este sentimento. É a emoção que sentimos quando vemos nosso time favorito jogar ou apostar em nosso jogo favorito como o pin up casino. A adrenalina enquanto a bola navega pelo ar e entra na rede. A euforia da vitória ou a agonia da derrota. Seja qual for o resultado, experimentamos emoções fortes por causa de uma coisa: a competição. Neste post do blog, vamos explorar a psicologia do esporte e por que a competição é tão importante para nós.

Por que a excitação da concorrência importa

A primeira coisa a entender é que a concorrência é uma necessidade humana básica. Ela está ligada ao nosso DNA. Para nossos ancestrais, a competição era uma questão de vida ou morte. Eles tinham que competir por comida, abrigo e companheiros. Aqueles que foram bem sucedidos sobreviveram e transmitiram seus genes. Os que não pereceram.

No mundo moderno, não temos que nos preocupar em ser comidos por tigres dentes-de-sabre ou contrair doenças mortais de fontes de água contaminada. No entanto, ainda temos um forte desejo de competir. Isto porque a competição satisfaz três importantes necessidades psicológicas: a necessidade de realização, a necessidade de status social, e a necessidade de poder.

Realização

Um dos motivadores mais poderosos é a necessidade de realização. A competição nos dá um objetivo a ser alcançado e uma forma de medir nosso progresso. Ela nos proporciona um senso de realização quando atingimos nossos objetivos.

Situação social

Somos animais sociais e naturalmente queremos nos encaixar e pertencer. A competição nos dá uma maneira de nos compararmos com os outros e ver em que ponto estamos. Também nos proporciona uma maneira de ganhar respeito e admiração de nossos pares.

Energia

Todos nós queremos nos sentir no controle de nossas vidas. A competição nos dá uma maneira de exercer nosso poder e influência sobre os outros. Ela também nos proporciona uma maneira de nos defendermos contra aqueles que nos fariam mal.

Embora a competição possa ser benéfica, ela também pode ter um lado negro. A próxima seção explorará o lado obscuro da competição.

O lado negro da competição

Embora a concorrência possa ter alguns efeitos positivos, ela também pode levar a resultados negativos. O lado negro da competição inclui ganância, agressão e trapaça.

Ganância

O desejo de vencer pode nos levar a sermos gananciosos. Podemos começar a ver outras pessoas como obstáculos a serem superados, em vez de como seres humanos semelhantes. Podemos nos tornar tão concentrados na vitória que perdemos de vista o que é importante na vida.

Agressão

O desejo de vencer também pode nos levar à agressão. Podemos ficar furiosos e violentos quando perdemos ou sentimos que estamos sendo ameaçados. Podemos chicotear os outros na tentativa de prejudicá-los antes que eles tenham a chance de nos prejudicar.

Trapaça

O desejo de vencer também pode nos levar a trapacear. Podemos começar a cortar os cantos ou tomar atalhos. Podemos usar drogas que melhoram o desempenho ou nos envolver em outras formas de trapaças.

A competição é uma necessidade humana básica, mas também pode nos levar a alguns resultados negativos. A próxima seção explorará como a concorrência pode nos beneficiar.

Como a concorrência pode nos beneficiar

Embora a competição possa ter alguns efeitos negativos, ela também pode levar a resultados positivos. Os benefícios da concorrência incluem maior motivação, melhor desempenho e maior criatividade.

Aumento da motivação

O desejo de vencer pode ser um poderoso motivador. Pode nos impulsionar a fazer coisas que nunca pensamos ser possíveis. Pode nos ajudar a superar obstáculos e alcançar nossos objetivos.

Melhoria do desempenho

O desejo de vencer também pode nos levar a um melhor desempenho. Podemos trabalhar mais e por mais tempo se sentirmos que estamos em uma competição. Também podemos nos empurrar para tentar coisas novas e correr riscos.

Maior criatividade

O desejo de vencer também pode nos levar a uma maior criatividade. Podemos ter novas ideias e maneiras de fazer as coisas. Podemos também estar mais abertos a experimentar coisas novas se sentirmos que estamos em uma competição.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria