Compartilhar
publicidade
publicidade
UFCA firma parceria com Hemoce para incentivar doação de sangue
Duas ações de coleta serão realizadas ainda este ano
Yanne Vieira
Hemoce coleta 622 bolsas de sangue em passagem pelo interior do Ceará
Doação de sangue (Agência Brasil)

No “junho vermelho”, mês de conscientização para a doação de sangue, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) firmou parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) para estimular a doação de sangue voluntária entre os integrantes da comunidade acadêmica. O formulário foi assinado no último dia 13 e prevê ações de coleta em 5 de agosto e 2 de dezembro.

A parceria foi articulada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, através da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT-Progep/UFCA).

Entre as ações a serem desenvolvidas pela UFCA, estão a identificação de locais apropriados para a doação voluntária de sangue; a promoção de, pelo menos, duas vezes ao ano realizar campanhas de doação de sangue na instituição e facilitar a divulgação das coletas na instituição.

As duas coletas que devem ser realizadas na UFCA já estão agendadas. A primeira será no próximo dia 5 de agosto, no Auditório Beata Maria de Araújo, campus Juazeiro do Norte; e a segunda, em 2 de dezembro de 2022, em local a definir.

De acordo com a titular da CQVT-Progep/UFCA, Mirna Fontenele, a parceria entre a UFCA e o Hemoce, além de captar mais doações de sangue, reafirma o compromisso social da Universidade com a população do Cariri.

A problemática da falta de estoque nos bancos de sangue nos sensibiliza e nos move a apoiar campanhas internas de doação de sangue. Esperamos disseminar princípios como solidariedade e ajuda ao próximo na formação dos nossos estudantes e em nosso ambiente organizacional. Nossa expectativa é iniciar uma ação que ocorra de forma periódica e que possa contribuir eficazmente para ajudar a salvar vidas”, conta Mirna.

Com a parceria com o Hemoce, a UFCA passa a ser também uma Organização Cidadã, fazendo jus ao selo digital “Organização Cidadã”, para fixação em documentos oficiais, e a uma placa física, a ser exposta em local de preferência da instituição.

A doação de sangue é vital para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades e possibilita procedimentos médicos seguros. Além disso, as doações são indispensáveis para que pacientes com doenças crônicas graves, como Doença Falciforme e Talassemia, possam viver por mais tempo e com mais qualidade. Uma única doação de sangue é capaz de salvar até 4 vidas.

Requisitos para doar sangue

Estar em boas condições de saúde (saudável, bem alimentado/a e com pelo menos 6h de sono, nas 24h anteriores à doação);

Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis);

Evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação (Isso porque, Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde, o sangue recebido de uma doação deve ter até 10% de gordura. Quando esse limite é ultrapassado, torna-se mais difícil identificar doenças transmissíveis, como hepatites B e C, Aids, Sífilis e Chagas);

Apresentar documento original com foto, expedido por órgão oficial, ou cópia autenticada. Documentos aceitos: Carteira de Identidade (RG ou RNE), passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade Profissional, Carteira Nacional de Habilitação com foto ou Certificado de Reservista. Também são aceitos documentos eletrônicos, como a carteira nacional de habilitação, pelo aplicativo “Carteira Digital” e título de eleitor pelo aplicativo “e-Título”, desde que contenham a foto do/a candidato/a e que sejam validados pelas ferramentas “Vio:QR Seguro” e “e-Titulo”, respectivamente.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria