(Foto: Reprodução)
Neste sábado (16), a empresa Viametro, responsável pelo transporte coletivo da região do Cariri, implementou um novo reajuste tarifário de R$ 0,40 para os usuários das linhas intermunicipais. O anúncio não foi bem recebido pelos moradores do bairro São José, no município de Juazeiro do Norte, que alegam ter que pagar mais caro para fazer a integração para outras regiões da cidade.
A Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE) votou pela revisão do valor do serviço de transporte regular rodoviário interurbano de passageiros. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 13 de julho.
Em nota divulgada à imprensa, a Direção da Associação Solidária do São José e adjacências (ASSJ) afirma que os usuários precisam realizar integração nas imediações do Cariri Garden Shopping com os ônibus intermunicipais (Crato Via São Pedro; Crato Via São Benedito; e, Barbalha),e com o reajuste das passagens intermunicipais, o usuário do transporte coletivo que reside no bairro São José passará a pagar quarenta centavos a mais no trajeto centro-bairro.
De acordo com Ana Paula, diretora da ASSJ, a medida faz com que os moradores utilizem transportes alternativos como topiques que na maioria das vezes estão sucateados. “Desnecessário dizer o quanto a comunidade do bairro São José tem sofrido com os problemas relacionados ao transporte coletivo municipal, e não é justo que esses cidadãos e cidadãs que já não dispõe de transporte de ônibus até o centro da cidade paguem mais caro na integração no trajeto centro-bairro”, diz a nota.
Segundo Edinaldo Moura, diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Juazeiro do Norte, a decisão do reajuste tarifário é do poder executivo estadual. “A Viametro, bem como todo o transporte público nacional está passando por problemas, onde a tarifa executada e o número de usuários não é suficiente para as despesas com os insumos, bem como outros custos para manter essas empresas em operação, sendo que os Estados e Municípios repassam valores em forma de subsídios para ajudar nessa manutenção do serviço”, afirmou.
Edinaldo afirmou, ainda, que o Demutran está empenhado em acompanhar os estudos do transporte público do município e que não tem previsão de um novo reajuste. Ele afirmou que em breve o município deve abrir novo processo licitatório para o transporte público em Juazeiro do Norte e que será construído o termo de referência que poderá dar oportunidade de mais empresas vencerem a licitação. “Queremos inserir até o transporte alternativo para entrar no sistema de transporte público e assim dar mais qualidade no serviço para os usuários”, concluiu.
A reportagem do Site Miséria tentou contato com a empresa Viametro, mas não obteve sucesso.

