Compartilhar
publicidade
publicidade
No Cariri, demanda por energia solar aumenta em quase 200%, afirma engenheiro
Com a instalação de placas fotovoltaicas os consumidores conseguem produzir toda a energia que utilizam
Yanne Vieira
Ceará deve receber novo parque de energia solar com investimento de R$ 141 milhões
Foto: Reprodução

A energia solar é uma fonte de energia alternativa, renovável e limpa, que funciona com a radiação eletromagnética que vem do sol. Em regiões como o nordeste Brasileiro, especialmente o Ceará, o benefício é recorrente pela alta incidência de raios solares. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR), o estado é o décimo maior produtor de energia solar do país.

Com a incidência da crise hídrica nos últimos anos, a alta inflação no país e o retorno, e o alto retorno, a procura por painéis solares está se tornando cada vez mais frequente entre os caririenses. A informação é do engenheiro eletricista Henrique Grangeiro, sócio na EHSolar, empresa de energia solar no Cariri.

“No ano de 2020, montávamos cerca de 100 sistemas no Cariri, entre pequenos, médios e grandes. Esse número aumentou para 178 sistemas no ano de 2021, com um crescimento significativo no tamanho dos parques, pois vieram montagens com mais de mil painéis”, explica Henrique.

Com a instalação de placas fotovoltaicas, os consumidores conseguem produzir toda a energia que utilizam, obtendo uma redução de até 90% no valor da conta de luz “a implementação de sistemas fotovoltaicos promovem uma redução de custos de forma sustentável, com a melhoria da eficiência energética, contribuindo com a redução dos custos e traz melhoria do conforto ambiental“, afirma Henrique.

Além da economia e sustentabilidade, outras vantagens para quem quer investir nesse tipo de energia, são a fácil manutenção, resistência e durabilidade dos equipamentos.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria