Compartilhar
publicidade
publicidade
Pacientes relatam deficiência em exames realizados na Policlínica de Barbalha; diretoria explica
De acordo com a unidade, alguns dos exames já voltaram a ser disponibilizados no local
Viviane Bastos
Foto: Guto Vital/Agência Miséria

Leitores do Site Miséria e internautas que acompanham as redes sociais do portal procuraram a equipe de reportagem audiovisual para relatar a falta de exames realizados na Policlínica de Barbalha.

Entre os exames estão a colonoscopia, o raio-x e até a tomografia. O repórter Toni Sousa e o cinegrafista Guto Vital foram até o local mostrar a situação. Em conversa com o diretor administrativo do consórcio que gerencia a policlínica, Samuel Silva, algumas explicações foram dadas.

De acordo com Samuel, exames como biópsia não deixaram de ser realizados, tendo em vista que a unidade possui uma parceria com a universidade federal. Já em relação à tomografia, o diretor explicou que, no momento, apenas o exame com contraste não está sendo realizado por falta do produto em escala mundial.

Foto: Guto Vital/Agência Miséria

No dia 12 de julho, o Ministério da Saúde (MS) emitiu uma nota para explicar e alertar sobre a falta do contraste. “A escassez de meios de contraste é global e de grande preocupação. A interrupção nas cadeias de suprimento, produção e distribuição ocorre principalmente por consequência da pandemia da COVID-19, na China, uma vez que medidas de “lockdown” foram decretadas localmente, impactando na cadeia de produção das indústrias chinesas. (…) devido à escassez no mercado internacional, ainda há a dificuldade no atendimento e normalização da relação entre oferta e demanda“, informa a nota do MS.

Acompanhe a resposta do diretor administrativo da policlínica na reportagem a seguir:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria