Foto: Arquivo Pessoal
O caririense Cristiano Saraiva Marques Filho, 10, foi diagnosticado, no último dia 02, com leucemia. Desde então, a família realiza campanha para conseguir sangue para o tratamento do pequeno. Atualmente, ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Sabin, em Fortaleza.
A descoberta da doença aconteceu devido a uma gripe, com pico de pressão alta. Ele foi levado ao médico e, por causa da rinite, ele estava tomando antibiótico, mas sem apresentar melhoras. Diante desse quadro, a médica, que acompanha a criança, solicitou um hemograma, que confirmou a doença.
Após o diagnóstico ele foi internado dois dias na UTI do Hospital São Francisco, onde foi transferido na UTI móvel do SAMU para o Hospital Albert Sabin, na capital, para iniciar o tratamento com reposição de sangue. “Ele está respondendo positivamente ao tratamento hemoterápico e acompanhado pela mãe em uma ala de isolamento”, disse o pai.
Ele conta que está com dificuldades para conseguir doadores, por isso iniciou a campanha para quem quiser doar qualquer tipo de sangue. É uma causa muito nobre para todas as crianças que passam pela mesma doença e estão na mesma situação de tratamento. Para fazer a doação, basta se dirigir a um hemocentro e solicitar o direcionamento para Cristiano Saraiva Marques Filho.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, as leucemias representam o tipo mais comum de câncer da criança e do adolescente, sendo que as formas agudas da doença correspondem a cerca de 97% dos casos. O tipo mais comum de leucemia na criança e no adolescente é a linfóide aguda.
A incidência estimada das leucemias é de 3 a 4 casos para cada 100 mil crianças com menos de 15 anos de idade, sendo seu pico de prevalência na faixa etária entre 2 e 5 anos de idade.

