Foto: Guto Vital/ Agência Miséria
A prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Turismo e Romaria (Setur), divulgou nesta sexta-feira (26), a programação oficial da Romaria de Nossa Senhora das Dores. A festa religiosa acontece oficialmente entre os dias 10 e 15 de setembro.
De acordo com a pasta, as ações devem ocorrer de forma integrada, envolvendo as áreas de saúde, assistência social, fiscalização e limpeza urbana, todas através das secretarias municipais. Na área da Segurança Pública, haverá a presença da Guarda Civil Metropolitana, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Polícia Militar.
Durante os seis dias de romaria, os serviços da Saúde devem contar com postos disponíveis na Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, das 7h às 22h; no Horto, de 7h às 18h; no Santuário dos Franciscanos, de 7h às 18h; na Igreja do Salesianos, de 7h às 18h e na Capela do Socorro, das 7h às 18h e de 7h às 18h, na Estação do Teleférico Monsenhor Murilo, no Centro.
Na tenda da Setur, dentro da Basílica Santuário, serão entregues leques e materiais da prefeitura, e também será realizada uma abordagem social com agentes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest). Já na tenda da Ouvidoria, a demanda dos romeiros em relação aos serviços prestados deve ser ouvida.
Programação
Dia 03/09
6h – 4ª Cavalgada de Nossa Senhora das Dores
Concentração: Parque Ecológico das Timbaúbas (Av. Ailton Gomes)
Dia 13/09
8h – Apresentação Cultural na Estação do Teleférico Monsenhor Murilo de Sá Barreto
Dia 14/09
14h – Palco da Setur para escolha dos carros mais enfeitados da Romaria – Procissão dos Carros dos Romeiros
Concentração: Avenida Castelo Branco (em frente ao 2º Batalhão da Polícia Militar)
18h – Noitário da Prefeitura, Procissão de Nossa Senhora da Dores
Percurso: Praça da Prefeitura, em direção à Basílica Santuário (participação da Banda Municipal e Grupos de Tradição)
20h – Apresentações culturais na Quermesse da Basílica Santuário
Dia 15/09
12h – Entrega dos troféus aos vencedores participantes da Procissão dos transportes dos romeiros.
Local: Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores
17h – Procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores, com participação dos grupos de tradição popular de Juazeiro (Banda Municipal e Fanfarras)
Local: Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores.

