Obra de construção da rotatória (Foto: Ednaldo Moura)
O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte (Demutran) vem substituindo semáforos por rotatórias, em pontos estratégicos do município. A iniciativa acompanha estudos de engenharia que atestam mais segurança e fluidez no trânsito.
Ednaldo Moura, diretor do Demutran, orienta os motoristas sobre o comportamento padrão nesse tipo de equipamento. “O motorista sempre deve reduzir a velocidade ao aproximar-se da rotatória e verificar se já há um veículo dentro do local, do seu lado esquerdo. Se sim, o mesmo deverá dar a preferência e seguir o fluxo”, destaca.
O diretor do órgão revela, ainda, que desde que foram implantadas, não há registros de ocorrência nesses pontos, onde antes os casos eram frequentes.
O trabalho é desenvolvido pelo Demutran e executado pela Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte. As rotatórias foram instaladas na Av. Ailton Gomes com Av. Maria Edinir de Mendonça, Rua São Pedro com Rua Rui Barbosa, Av. Castelo Branco com Rua Das Flores e Av. Castelo Branco com Rua José Marrocos.
As rotatórias possuem sinalização vertical e horizontal, com redutores de velocidade e faixas elevadas de pedestres. Alguns pontos possuem gradil de proteção para os pedestres sobre o canteiro central e calçadas, induzindo-o a seguir de um lado ao outro da via com maior segurança.

