Foto: Reprodução
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o aplicativo ‘e-Título’ que possibilita o acesso rápido a uma série de serviços da Justiça Eleitoral e ainda funciona como o título de eleitor digital. O app está disponível para os sistemas IOS e Android e pode ser baixado gratuitamente em smartphones e tablets.
O aplicativo permite que o eleitor, que já possui inscrição eleitoral, consulte seu local de votação e sua seção eleitoral, incluindo mapa de geolocalização, apresente justificativa de ausência às urnas e emita as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais.
Para ter acesso, após baixar o aplicativo, o eleitor deve inserir os seus dados pessoais (número do título, nome completo, filiação e data de nascimento). O título eletrônico será então validado, liberado e gravado no dispositivo, podendo ser consultado a qualquer tempo.
Para quem já fez a coleta dos dados biométricos, a versão digital do título possui a foto do eleitor e apresenta informações sobre o seu cadastramento biométrico. Com esses dados, o eleitor poderá se apresentar para votar apenas com o e-Título, que vale como documento de identificação, exceto, claro, para atualização do próprio título. Quem não tem os dados biométricos coletados, precisa apresentar um documento de identificação oficial com foto na hora de votar.
Com informações do Fórum Eleitoral Padre Cícero

