Foto: Reprodução
A temporada mais quente do ano iniciou em setembro e deve seguir até dezembro. As altas temperaturas ocasionam baixa umidade do ar, o que pode ocasionar problemas de saúde. Além disso, o momento é propício para o aparecimento de animais como o escorpião.
Isso porque, os caçadores procuram abrigo contra o aumento da temperatura e diminuição da umidade do ar. É o que explica o técnico do laboratório de entomologia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Raul Azevedo. “Os escorpiões tendem ainda a procurar locais com maior oferta de alimentos, principalmente insetos”, conta.
Para evitar o surgimento desses animais nas residências, a orientação é limpar a área interna e externa da casa, andar calçado e manter a grama aparada. Não acumular entulho e lixo também são indicados para evitar a proliferação de baratas, tendo em vista que são alimentos para os escorpiões.
O que fazer em caso de picada
Raul Azevedo esclarece que em caso de picada de um escorpião, a orientação é lavar o local com água e sabão, manter a vítima calma, além de tentar capturar o animal para eventual identificação e administração do soro correto em um hospital de referência.
O que não fazer
Ações como colocar torniquete ou chupar a peçonha, além de dar remédio ou bebida alcoólica não devem ser realizadas de forma alguma, conforme explica o técnico.
Já a água sanitária não impede entrada de escorpião, como algumas pessoas acreditam. “Pelo contrário, irrita e faz com que o escorpião ande mais e propicie mais acidentes”, finaliza.

