Compartilhar
publicidade
publicidade
67,5% dos brasileiros temem agressões por motivos políticos, aponta pesquisa
Os dados mostram que 113,4 milhões de brasileiros têm medo de sofrerem agressões físicas
Yanne Vieira
Nova regra deixa partidos nanicos sem tempo de TV nas eleições municipais
Foto: (Reprodução)

A pesquisa “Violência e Democracia: panorama brasileiro pré-eleições de 2022”, aponta que o medo de sofrer violência política nas eleições deste ano atinge a maioria da população brasileira (67,5%). O levantamento foi feito por iniciativa da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e os dados foram coletados pelo Datafolha.

De acordo com o levantamento, 67,5% dos entrevistados têm muito medo (49,9%) ou um pouco de medo (17,6%) de ser vítima de agressões por razão de escolhas políticas ou partidárias e apenas 32,5% dos entrevistados não temem ser atingidos pela violência no pleito deste ano.

Os dados mostram que 113,4 milhões de brasileiros têm medo de sofrerem agressões físicas e 3,2% dos disseram ter sido vítimas de ameaças por razões políticas e 0,8% de violência física.

Para a cientista política e diretora da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, Mônica Sodré, “as democracias liberais são constituídas na base de direitos, como o direito político, o de se associar, o de expressão. Quando temos uma população amedrontada é um risco para a própria democracia. As pessoas tendem a falar menos, a entrar menos nos processos políticos. Temos uma população com medo, que alega ser vítima nos últimos 30 dias. Isso coloca em risco a própria democracia“, afirma.

O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 13 de agosto de 2022, com 2.100 pessoas compondo uma amostra representativa da população brasileira com 16 anos ou mais, em cerca de 130 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95%.

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria