Na noite desta sexta-feira (16), os candidatos ao Governo do Ceará, Capitão Wagner (União Brasil), Roberto Cláudio (PDT) e Elmano de Freitas (PT), participaram de mais um embate para mostrar propostas e discutir ideias.
O quarto debate entre os postulantes foi promovido pelo Sistema Verdes Mares. Entre os principais temas levantados pelos candidatos: saúde, violência contra a mulher e denúncia.
Saúde pública
Os candidatos abordaram no tema saúde, as propostas em relação à criação de hospitais do câncer e ampliação de especialidades em hospitais regionais. Entre as ideias levantadas por RC, a criação de cinco hospitais do câncer ligados aos cinco hospitais regionais existentes no Ceará.
Unanimemente, os candidatos concordaram sobre a necessidade de ampliação das especialidades nos hospitais regionais, entre eles do Cariri. Pediatria, psiquiatra, trauma e coração. Capitão Wagner defendeu um olhar especial para as crianças e propôs levar especialistas às unidades do interior.
O candidato do União Brasil ainda defendeu “fazer funcionar o que já existe”. O candidato Elmano também falou em aproveitar as unidades existentes, mas prometeu ampliar em pelo menos três, os hospitais regionais.
Denúncias
Em um embate entre os candidatos Roberto Cláudio e Capitão Wagner, foi citada a denúncia sobre um suposto uso da máquina pública para cooptação de eleitores e coação de prefeitos. A denúncia tem sido constantemente levantada por RC contra Elmano. “Muita sombra e pouca explicação”, disse o pedetista.
O petista, por sua vez, afirmou que não é verdade que a justiça tenha acatado e lembrou ao candidato que o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) reconheceu que o governo enviou documentos solicitados em prazo hábil, após diligências da Polícia Federal em um órgão do governo. O TRE irá abrir um procedimento administrativo para “apuração de eventuais responsabilidades”.
Violência contra a mulher
Outro assunto destaque entre os candidatos foi a violência contra a mulher. Capitão Wagner citou o Cariri como exemplo de uma das regiões mais violentas do estado. O candidato defendeu a ampliação de equipamentos como a Casa da Mulher Cearense.
O tema foi abordado ainda por RC e Elmano que também concordaram sobre a necessidade de combater a violência com a criação de políticas públicas, de incentivo e de geração de oportunidade para mulheres vítimas de violência doméstica.

