Foto: Agência Brasil
Nesta segunda-feira (24), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), através da Ouvidoria da Mulher, realizou o lançamento de uma operação voltada à prevenção e ao enfrentamento da violência de gênero e político-partidária, especialmente durante a semana do 2º turno das Eleições 2022. A operação segue até o dia do pleito, neste domingo (30).
Na ocasião, o presidente do TRE-CE, desembargador Inacio Cortez, afirmou a importância dos direitos das mulheres, “no mundo de hoje, nós precisamos de ações como as que estamos fazendo agora. O ideal seria que cada ser humano fosse cônscio dos seus deveres e dos seus direitos. Só assim, eu entendo que o mundo giraria melhor”, disse.
Para a ouvidora da mulher, juíza Kamile Castro, a operação visa “conferir celeridade e especificidade aos casos que envolvem violência por motivação política. A expectativa é de se desenvolver os trabalhos visando resguardar direitos fundamentais e conferir tratamento adequado aos delitos específicos”, pontua.
A magistrada agradeceu a presença das instituições representadas e ressaltou a importância de envolver o Juizado de Violência Doméstica e Familiar. “Algumas pessoas perguntam o que tem a ver a violência doméstica e familiar com a violência de gênero e político-partidária. Todas são violência e todas atentam contra o Estado Democrático de Direito e a igualdade de gênero. Então essa cooperação é para trazer boas práticas e um reforço, inclusive, tecnológico“, finalizou.
Forma de atendimento
O atendimento da Ouvidoria da Mulher é realizado exclusivamente por equipe feminina, podendo a usuária escolher qual servidora da equipe prefere para dar seguimento ao atendimento. Se necessário à demanda, serão acionadas da Comissão de Participação Feminina (CPFem) e a Comissão de Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual (CPEAMAS) do TRE. A ouvidora da Mulher também já está realizando atendimentos presenciais. Os canais de atendimento são os seguintes:
E-mail: [email protected];
Telefone: 3453-3857.

