Foto: Marciel Bezerra/Funceme
A região do Cariri recebeu um dos maiores volumes de chuvas do estado nos últimos dois dias. Nesta quarta-feira (26), as precipitações ultrapassaram 100 milímetros em municípios como Missão Velha (148mm) e Juazeiro do Norte (127,7mm). Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Entre as 7h desta quarta-feira (26) e as 7h desta quinta (27), choveu em cerca de 14 municípios do Ceará*. Os 10 maiores índices foram registrados na região do Cariri, sendo:
Porteiras (Posto: SITIO SACO) : 76mm
Milagres (Posto: MILAGRES) : 49.5mm
Missão Velha (Posto: MISSAO VELHA) : 46mm
Jardim (Posto: JARDIM MIRIM) : 38mm
Aurora (Posto: INGAZEIRA) : 33mm
Aurora (Posto: COMUNIDADE TERRA VERMELHA) : 29mm
Brejo Santo (Posto: BREJO SANTO) : 22mm
Jardim (Posto: SITIO BONSUCESSO) : 21mm
Potengi (Posto: POTENGI) : 16.8mm
Várzea Alegre (Posto: BOA VISTA) : 13mm
De acordo com a Funceme, as precipitações estão relacionadas à atuação de áreas de instabilidade associadas a um sistema frontal que se desloca pelo oceano Atlântico e colabora para que haja maior presença de umidade em grande parte do Nordeste do Brasil. Nas demais áreas do estado, as chuvas estão ligadas ao sistema de brisa, a efeitos locais, como temperatura e umidade elevadas, e interação dos ventos com o relevo.
Previsão
Nesta quinta-feira (27), o cenário é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada no Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns, as precipitações podem ocorrer ao longo do dia com intensidade variando entre fraca e moderada. Nas demais macrorregiões, céu parcialmente nublado a poucas nuvens.
Para sexta-feira (28), a previsão é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva isolada no Litoral de Fortaleza, no Maciço de Baturité, no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns. As chuvas podem ocorrer principalmente durante os períodos da madrugada e da manhã, podendo ter intensidade fraca.
Já no sábado (29), a Funceme aponta predomínio de tempo firme, com cenário de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões.
*Os valores relativos ao ano de 2022 são preliminares. Estes são atualizados à medida que os dados são repassados à Funceme.

