Foto: Reprodução
Na noite deste sábado (12), moradores de Juazeiro do Norte foram surpreendidos por uma chuva de granizo. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o fenômeno está ligado à formação de nuvens mais desenvolvidas e áreas de instabilidade.
A Funceme explica que essas nuvens, do tipo cumulonimbus, formaram-se sobre o sul do Ceará, principalmente onde está situada a macrorregião do Cariri, colaborando para chuvas e ainda precipitação de granizo, como em Juazeiro do Norte.
Além de desenvolvimento vertical extenso, podendo atingir até 12 km, essas nuvens possuem o topo muito frio. Quanto mais quente a cor, mais firo é o topo das nuvens. No destaque, a cor vermelha representa -60ºC.

Foto: Reprodução Satélite Funceme
“Quando as gotículas de água presentes no topo de tais nuvens se resfriam tornando-se suficientemente grandes, começam a precipitar em direção à base da nuvem, podem atingir a superfície”, pontuou, em nota, a Fundação.
Veja:
A região está sob aviso meteorológico com risco potencial de chuva até a manhã deste domingo (13). Não se descarta a possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento. A Funceme estima de 20 a 40% de probabilidade de ocorrer acumulados de chuva.
Neste ano, a chuva de gelo já foi registrada em algumas cidades do Ceará, como Iguatu, Catunda e Serra da Ibiapaba.

