Zico, Kacilda e Jackson Santos, candidatos a prefeito de Baixio. (Foto: Reprodução/ Redes sociais).
Os eleitores de Baixio, no Centro-Sul cearense, vão às urnas pela terceira vez em 2022. O município terá nova eleição – marcada para o dia 11 de dezembro – após a Justiça Eleitoral cassar os mandatos do prefeito Zé Humberto e do vice-prefeito Donizete Cavalcante por cometimento de abuso de autoridade nas eleições de 2020.
A menos de um mês do novo pleito, três nomes registraram candidaturas. O prazo para realização de convenções foi encerrado no dia 6 de novembro. A disputa será entre o presidente da Câmara de Baixio, vereador Zico (PDT), que assumiu o posto de prefeito interino, e outros dois candidatos: Kacilda (PT) e Jackson Santos (União Brasil).
Zico, inclusive, tem como candidato a vice-prefeito Donizete Cavalcante, que havia sido eleito para o mesmo cargo em 2020, mas teve o mandato cassado no mesmo processo de Zé Humberto. Jackson, por sua vez, é psicólogo e disputa pela primeira vez a Prefeitura de Baixio. Já Kacilda enfrentou Zé Humberto em 2020, quando obteve 40%.
De volta à disputa, Kacilda se lança como a candidata de Lula, Camilo e Elmano. Em vídeo publicado nas redes sociais, ela diz ter aceitado o convite do presidente e governador eleitos para encabeçar a chapa do PT. No primeiro turno, Lula obteve pouco mais de 82% dos votos dos baixienses. Elmano teve 56% e Camilo 68%.
Em Baixio, 5.319 eleitores estão aptos ao voto, conforme dados extraídos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O candidato eleito permanecerá no cargo até 31 de dezembro de 2024.

