Compartilhar
publicidade
publicidade
Livro escrito por estudante da UFCA contribui para sanção de leis municipais na cidade de Tarrafas
A obra é composta por 10 capítulos que contam histórias de professoras e professores, cronistas, jornalistas, políticos e até sobre irmãos tarrafenses que lutaram na Guerra de Canudos, no fim do século XIX
Clara Karimai
Foto: UFCA

Através do livro de sua autoria “Quantas histórias cabem dentro da ‘Tarrafa’?”, o egresso do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Wesley Guilherme de Vasconcelos, contribuiu para a sanção de quatro leis municipais na cidade de Tarrafas, localizada no Cariri cearense, a 120km de Juazeiro do Norte.

A obra é composta por 10 capítulos que contam histórias de professoras e professores, cronistas, jornalistas, políticos e até sobre irmãos tarrafenses que lutaram na Guerra de Canudos, no fim do século XIX. Esse levantamento se deu a partir de extensa pesquisa através de documentos, entrevistas e materiais culturais produzidos em diversas épocas, como fotografias e cordéis.

O livro contribui hoje para a manutenção da memória da cidade e com base em sua publicação, quatro leis municipais foram sancionadas. Entre elas, estão a  Lei Municipal Nº 426/2021, que declara a professora Maria Luiza Leite Patrona da Educação Municipal de Tarrafas e a Lei Municipal 443/2022, que dá o nome da memorialista Dona Maria das Dores Leite Vasconcelos à Biblioteca Municipal de Tarrafas.

De acordo com Wesley, por não ser factível contar toda a história de uma cidade em um livro, sua meta foi contribuir para esse processo, narrando histórias de pessoas que foram muito importantes para a construção da cidade, mas que não tinham visibilidade. Assim, ele espera que o livro seja fonte de novas pesquisas sobre cidades natais e que incentive nos leitores da obra o hábito de contar novas histórias.

A versão digital de “Quantas histórias cabem dentro da ‘Tarrafa’?” já está disponível on-line. A obra foi publicada com apoio da Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA) e teve tiragem de mais de 500 exemplares físicos, distribuídos gratuitamente em escolas e bibliotecas de Tarrafas.

Fonte: Universidade Federal do Cariri

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria