Foto: Reprodução
Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra alunos do curso de formação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Juazeiro do Norte entoando cantos que fazem apologia à violência. Nas imagens, os recrutas fazem coro de uma canção que cita armas e exalta que são “programados para matar”.
“CBC calibre 12 dando tiro para c… No meio do confronto começou a me falar, que eu tinha morrido e no inferno eu fui parar. Sou guerreiro programado pra matar. Revirei do meu caixão e retornei da escuridão”, diz trecho da música.
Em novembro passado, outro vídeo do curso de formação da GCM dividiu a opinião pública nas redes sociais. As imagens mostravam alunos passando por uma avaliação sob a fumaça de explosivos e o barulho das sirenes de viaturas colocadas numa sala.
Naquela ocasião, o comandante da GCM, Jozimar Correia, havia esclarecido que a ação antecedeu a prova e durou cinco minutos. Correia acrescentou que tudo foi autorizado pelos alunos, que “queriam passar por essa vivência”.
O Miséria fez novo contato com o comandante Jozimar Correia na tarde desta quarta-feira (7). Ele esclareceu que o coro foi uma iniciativa dos próprios alunos, que esse tipo de canção é comum em treinamentos de Forças de Segurança e que refere-se ao modo de enfrentamento a criminosos.
ASSISTA:

