Compartilhar
publicidade
publicidade
Hospital Regional do Cariri é destaque em evento do Ministério da Saúde
O hospital reduziu em mais de 60% de pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAV)
Yanne Vieira
Foto: Valéria Alves

Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Hospital Regional do Cariri (HRC) participou da Semana de Aprendizagem Presencial (SAP), realizada pelo Ministério da Saúde em Recife. O equipamento foi um dos destaques no projeto Saúde em Nossas Mãos, da pasta federal.

Na ocasião, representantes de mais de cem unidades de saúde do país, que também integram o projeto, estiveram presentes. A iniciativa objetiva reduzir em 30%, em 24 meses, os índices de infecções relacionadas à assistência nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais participantes.

O HRC integra o projeto há um ano. Neste período, o hospital reduziu em mais de 60% de pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAV) dentro das unidades-piloto da iniciativa, entre elas, a UTI II. O equipamento estadual alcançou o dobro da meta na metade do tempo, sendo destaque durante a SAP.

Na semana, foi apresentado o storyboard da estratégia no HRC e as formas encontradas pelo hospital para obter a conquista. Representaram a unidade no evento, a coordenadora da Fisioterapia e organizadora do projeto, Suianne Soares; a enfermeira Nice Gonçalves e o enfermeiro assistencial Ysmario Andrade.

“Fomos muito aplaudidos, visto que os nossos resultados conseguiram ultrapassar a meta para os 24 meses num universo em que muitos hospitais não conseguiram chegar nem próximo disso. Agora o nosso objetivo é sempre manter essa melhoria sustentada e buscar os mesmos indicadores para outras infecções”, pontuou Suiane Soares.

De acordo com a coordenadora, diversas metodologias foram assimiladas e devem ser aplicadas em breve. “Vamos praticar na nossa unidade para alcançar sempre resultados cada vez melhores”, concluiu.

O HRC é uma unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria