Caldeirão da Santa Cruz do Deserto. (Foto: Patricia Mirelly/ Diocese de Crato)
A governadora Izolda Cela (sem partido) assinou, na tarde desta terça-feira (13), decreto que institui a criação do Parque Estadual do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto. Com perímetro de 7.299,23 metros, o parque está localizado nas encostas da Chapada do Araripe, no Distrito de Santa Fé, a cerca de 20 km da sede do município do Crato.
O Sítio Caldeirão representa uma das áreas de maior interesse patrimonial no contexto histórico-cultural cearense. Entre 1928 e 1937, a região foi cenário de uma experiência comunitária fundamentada na autogestão e na religiosidade popular com um ciclo produtivo baseado na agricultura e na pecuária, voltado para subsistência, liderado por José Lourenço Gomes da Silva, o Beato José Lourenço.
“[Caldeirão da Santa Cruz do Deserto é] uma área de grande valor histórico e geográfico. Área do Beato Zé Lourenço, aconteceu lá uma comunidade muito importante na história do Ceará”, enfatizou o secretário estadual de Meio Ambiente, Artur Bruno, que esteve junto à governadora durante a assinatura.
Além do Caldeirão da Santa Cruz, o decreto assinado pela governadora institui a criação do Parque Estadual do Pico Alto, em Guaramiranga. “Continuamos a desenvolver ações para a proteção da biodiversidade local e estímulo a uma convivência mais harmoniosa com o meio ambiente”, pontuou a governadora.

