Foto: Divulgação
Programado para esta sexta-feira (23), a coletiva em que o governador eleito, Elmano de Freitas (PT), iria anunciar o secretariado foi adiada. A expectativa é que o futuro governador invista no diálogo com os líderes do PDT, na tentativa de atrair a sigla para a base da gestão estadual. Havendo consenso, os anúncios ainda podem ocorrer hoje.
O PDT iria discutir o posicionamento com relação ao futuro governo na noite dessa quinta-feira (22). Porém, a conversa foi postergada, e hoje o presidente da sigla no Ceará, deputado federal André Figueiredo, irá conversar pessoalmente com Elmano. O objetivo é colocar um ponto derradeiro na discussão.
Caso o PDT ingresse na base da futura gestão, existe a perspectiva de que Idilvan Alencar (PDT) seja nomeado secretário de Educação. Quem também deve ocupar posto na administração é o deputado estadual pedetista Salmito Filho, porém, o cargo ainda não teria sido oficialmente definido.
PT e PDT vem rompidos desde o processo eleitoral, quando Roberto Cláudio (PDT) foi definido como nome na disputa pelo Palácio da Abolição. O PT sempre manteve a preferência pela indicação de Izolda Cela, que na época era um quadro pedetista. Quando Cela não foi nomeada, o Partido dos Trabalhadores escolheu Elmano de Freitas para a corrida eleitoral, e com apoio do ex-governador Camilo Santana (PT), ele sagrou-se vitorioso.

