Foto: Divulgação/ Governo do Ceará
A governadora Izolda Cela (sem partido) sancionou, na noite dessa segunda-feira (26), no Palácio da Abolição, a criação do Programa Estadual Escolas da Cultura. De autoria do Governo do Ceará, o projeto de lei 148/22 cria o programa, que compreende uma política abrangente de formação e de profissionalização nos campos das artes e da cultura no Ceará.
Durante a solenidade, ela prestigiou a exposição “Jardineiro do Palácio”, composta por imagens do Seu Eduardo Ângelo, o conhecido jardineiro e artista plástico que cuida dos jardins do Abolição.
“Esse é um momento bem significativo, tanto pelo lançamento da exposição das obras do Eduardo Ângelo, quanto pela sanção da Lei do programa das Escolas da Cultura. Eu tenho dito que esse momento é muito significativo porque estamos realizando entregas que geram movimento para a sequência da nova gestão”, disse a governadora.
A iniciativa inclui a promoção e ampliação da democratização do acesso à capacitação técnica e profissional para inserção no mercado de trabalho, geração de renda, protagonismo social, qualificação e produção simbólica na esfera cultural, cidadania e diversidade cultural. Para além dos equipamentos públicos, também entram nessa luta pela propagação da cultura, instituições de artes da sociedade civil através do edital “Escolas Livres”.

