Compartilhar
publicidade
publicidade
Municípios do Cariri se preparam para ampliação do tempo integral nas escolas de Ensino Fundamental
Segundo a governadora Izolda Cela, essa alteração traz, dentre tantas melhorias, mais oportunidades para o desenvolvimento das crianças.
Clara Karimai
Foto: Helene Santos/Ascom Casa Civil Ceará

A Governadora Izolda Cela sancionou no último dia 16 de dezembro a lei que institui o apoio na universalização do tempo integral no Ensino Fundamental em todas as escolas públicas dos 184 municípios do estado, como já ocorre nas instituições do ensino médio. De acordo com a secretária de educação do Ceará, Eliane Estrela, a proposta é que o período extra permita a ampliação de possibilidades de aprendizagem.

Em Juazeiro do Norte, 12 escolas já funcionam no regime integral e a expectativa é que seja implantada, em 2023, novas unidades nesse sistema, como é o caso da Escola José Marrocos, que, atualmente, está em obra.

“Iremos ampliar e oportunizar às crianças um ambiente integral de vivência escolar. Estamos felizes em proporcionar essa compreensão de escola às comunidades”, afirmou a secretária de educação de Juazeiro do Norte, Pergentina Jardim.

No Crato, cerca de 1.400 alunos já vivenciam essa modalidade em 13 escolas do município. Em Barbalha, são quatro, mas o planejamento é de implantação de novas unidades.

“Barbalha já tinha um plano de ampliação da matrícula de tempo integral, o Mais Paic Integral veio potencializar o nosso planejamento. Estamos fazendo um estudo de rede para em 2024, ofertar mais matrículas nessa modalidade”, afirmou a secretária de educação de Barbalha, Jussara Luna.

Implantação

De acordo com a lei, aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará, o Programa de Aprendizagem na Idade Certa, agora Paic Integral, será ampliado estabelecendo a jornada prolongada nas redes municipais. A implementação acontecerá progressivamente até 2026, iniciando-se a partir das turmas de 9º ano em 2023.

Essa alteração na rede de ensino, segundo a governadora Izolda Cela, traz, dentre tantas melhorias, mais oportunidades para o desenvolvimento das crianças.

“Mais tempo significa qualificar, com parcerias, o processo educacional das nossas crianças. Isso permite a melhoria do currículo e o apoio que elas precisam para seguir na sequência da escolaridade. Está no tempo da educação básica ter status de prioridade realmente forte e sistêmica. Só teremos a condição de construir um País mais justo de tivermos a base educacional bem feita, com boa escola para as crianças e os jovens. No Ceará é assim”, afirmou.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria