Compartilhar
publicidade
publicidade
Elmano sanciona lei que institui cidade cearense como a capital da cachaça
A lei que reconhece o município de Viçosa do Ceará, localizado na Serra da Ibiapaba, como a capital cearense da Cachaça.
Redação
Getty Images/iStockphoto

O governador Elmano de Freitas (PT) sancionou, na tarde desta quinta-feira (5), a lei que reconhece o município de Viçosa do Ceará, localizado na Serra da Ibiapaba, como a capital cearense da Cachaça. A solenidade aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, e contou com as presenças de deputados, prefeitos e outras autoridades.

“Temos uma forte cadeia produtiva de cachaça no Ceará. Muitos dos nossos produtores têm prêmios nacionais e internacionais. Temos muito orgulho disso. O Estado se compromete em dar continuidade ao diálogo para fortalecer o desenvolvimento desse setor econômico, muito importante para a geração de emprego na região”, afirmou o governador.

Segundo relatório anual do Ministério da Agricultura (Mapa), Viçosa tem a maior concentração de alambiques e cachaçarias em relação ao total registrado num estado dentre todas as federações. Ao todo, são mais de 100 alambiques na Serra da Ibiapaba, dos quais 49 estão em Viçosa.

A cachaça produzida na cidade é reconhecida nacionalmente por sua qualidade e quantidade. Já o Ceará é o terceiro produtor mais relevante do Brasil, conforme o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac). O projeto de lei instituindo Viçosa do Ceará como a capital cearense da Cachaça foi de autoria dos deputados estaduais Fernanda Pessoa e Danniel Oliveira.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria