Compartilhar
publicidade
publicidade
Reitores de instituições públicas do CE repudiam atentados ao Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto
A nota é assinada pelos reitores da UFCA, IFCE, Uece, UVA e Urca
Clara Karimai
Foto: Divulgação

Reitores de cinco universidades do Ceará publicaram nesta segunda-feira (9) uma nota de repúdio aos atos terroristas e antidemocráticos ocorridos em Brasília no domingo (8). No documento, os gestores das instituições caracterizam a contestação do resultado das urnas como “protofascista” e afirmam que respeitar a vontade do povo e o resultado das eleições “é obrigação de todas as brasileiras e brasileiros”.

A nota é assinada pelos reitores da Universidade Federal do Cariri (UFCA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Regional do Cariri (Urca).

De acordo com a publicação, na história do país nunca houve tantos questionamentos infundados contra o Sistema Eleitoral Brasileiro.

“Respeitar a vontade do povo, que manifestou-se democraticamente nas eleições de 2022, bem como os resultados das urnas, é obrigação de todas as brasileiras e brasileiros”, destaca a nota.

Em outro trecho, os reitores cobram que os envolvidos no ato terrorista e de vandalismo sejam responsabilizados e punidos com o devido vigor da lei.

“A ordem democrática está sendo afrontada! Os sonhos de uma Nação unida estão sendo ameaçados! Devemos nos manter firmes e intransigentes em defesa do Estado Nacional de Direito”, conclui a nota.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO AOS ATOS TERRORISTAS E ANTIDEMOCRÁTICOS

Os reitores das Instituições Federais Cearenses (IFCE, UFCA) em conjunto com os reitores das Universidades Estaduais Cearenses (UECE, URCA, UVA), vêm, por meio desta nota, afirmar sua indignação, e manifestar repúdio à ação terrorista ocorrida hoje, dia 08/01/2023, em Brasília.

Ao longo da história de nossa curta redemocratização, os pleitos eleitorais – marcados por vencedores e derrotados nas urnas – têm acontecido de forma ordeira, fortalecendo a democracia nacional. No entanto, o último processo eleitoral, ocorrido no segundo semestre de 2022, foi marcado por questionamentos infundados contra o Sistema Eleitoral Brasileiro, desferidos por grupos antidemocráticos, de caráter protofascista. Negando a legitimidade do pleito, recusaram-se a aceitar a vitória do Presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva.

Todavia, comprovando a lisura do processo eleitoral brasileiro (devidamente auditado), as mais distintas instituições e organismos nacionais e internacionais comprovaram a legitimidade e confiabilidade do pleito. As eleições de 2022 atestam que a democracia brasileira prevaleceu contra o autoritarismo e a barbárie. Respeitar a vontade do povo, que manifestou-se democraticamente nas eleições de 2022, bem como os resultados das urnas, é obrigação de todas as brasileiras e brasileiros.

As instituições federais de ensino e as universidades estaduais do Ceará repudiam veementemente os gravíssimos atos terroristas, antidemocráticos, bárbaros e criminosos que ocorrem hoje, dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Diante da gravíssima situação que se abate sobre nossa democracia, nos unimos a todos os(as) brasileiros(as) e instituições democráticas, clamando e exigindo que os envolvidos em tal ato terrorista e de vandalismo sejam responsabilizados e punidos com o devido rigor da lei.

A ordem democrática está sendo afrontada! Os sonhos de uma Nação unida estão sendo ameaçados! Devemos nos manter firmes e intransigentes em defesa do Estado Nacional de Direito.

Atenciosamente,

José Wally Mendonça Menezes

Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Ricardo Luiz Lange Ness

Reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Hidelbrando dos Santos Soares

Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque

Reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Francisco do O’de Lima Júnior

Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA)

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria