Foto: Guto Vital/Agência Miséria
Durante o ato de fechamento do lixão municipal da cidade de Barbalha, o prefeito da cidade, Guilherme Saraiva (sem partido), falou sobre o processo de recuperação do espaço que por anos abrigou os resíduos dos habitantes barbalhenses. Segundo o gestor, o projeto de revitalização da área já está pronto e exigirá um investimento de aproximadamente R$4,5 milhões, que precisará ser captado junto ao governo e demais instâncias possíveis.
Guilherme ponderou que o local que abrigou o lixão é privado, e será necessário encaminhar junto ao atual proprietário a doção da área, tornando-a pública. Esse trâmite é necessário para que as intervenções públicas possam ser realizadas. Ao longo da solenidade também foram plantadas algumas mudas de ipê, simbolizando, de acordo com o prefeito, o início do processo de restauração da localidade.
No endereço que até ontem (13) abrigava o lixão de Barbalha, Saraiva também contou que houve um acordo com a empresa que irá destinar os resíduos sólidos a partir de agora. Esse entendimento permitiu que 12 catadores que trabalhavam no lixão fossem contratados com salário de R$2.800 mensais.

