Foto: Marcelo Camargo
Nesta quinta-feira (19), em Brasília, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu representantes de 106 institutos e universidades federais do país. Durante a conversa, o presidente afirmou aos gestores universitários que em seu governo a autonomia das instituições será respeita e assegurada. Durante o discurso chegou inclusive a comprometer-se de modo enfático com a indicação do mais votado entre a comunidade universitária de cada instituição para assumir o cargo de reitor ou reitera.
Na conversa, Lula ponderou: “vocês terão o direito de ser responsáveis, porque quem é eleito para ser reitor deve ter responsabilidade com o dinheiro, com a administração e com o zelo da universidade”. Ao lado ministro da Educação, Camilo Santana (PT), Lula também falou da necessidade de ampliação de programas como o Fies e o ProUni.
O chefe do executivo nacional foi direto, também, ao dizer que ao menos de modo anual gostaria de reunir todos os reitores para uma discussão a cerca das dificuldades e necessidades que pairam por cada instituição.

