Compartilhar
publicidade
publicidade
Pioneiro no Brasil, Ceará lança primeira molécula de Hidrogênio Verde
Combustível foi desenvolvida no Complexo Termelétrico do Pecém (UTE Pecém), em São Gonçalo do Amarante.
Yanne Vieira
FOTOS: THIAGO GASPAR/ GOV. DO CEARA

Na tarde dessa quinta-feira (19), foi lançada a primeira molécula de Hidrogênio Verde (H2V) produzida no Ceará e no país. O momento representa a consolidação da primeira etapa do projeto piloto de H2V, desenvolvida no Complexo Termelétrico do Pecém (UTE Pecém), em São Gonçalo do Amarante, que tem à frente a EDP Brasil e parceiras estratégicas.

O desenvolvimento da planta de H2V é considerado um importante marco para a geração de energia limpa no País. Com investimento de R$ 42 milhões, a unidade instalada no Complexo do Pecém é a primeira do Ceará, da América Latina e a primeira do Grupo EDP.

Estiveram presentes na ocasião, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o CEO da EDP Brasil, João Marques da Cruz, o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, entre outras autoridades.

Alexandre Silveira, destacou que esta área é uma das fortes apostas do novo Governo Federal. “A agenda de transição energética terá absoluta prioridade, pela importância dessa agenda para o desenvolvimento social, econômico e industrial do nosso país. Além de fazer parte da nossa contribuição internacional da redução das emissões de gases de efeito estufa nos âmbitos do Acordo de Paris”, afirmou o ministro.

Elmano reforçou o impacto da produção do combustível para os cearenses, “o que aconteceu aqui pode nos dar a oportunidade histórica de elevação de renda para o nosso povo, de dar oportunidade de emprego para o nosso povo […] Não é só aumentar o PIB do Ceará, é mudar de vez a vida de milhares e milhares de cearenses por meio da produção de energia. Nós podemos ter grandes plataformas de energia solar, mas também poderemos ter pequenas e isso significa tirar nosso povo da extrema pobreza, e fazê-los terem renda”, finalizou.

FOTOS: THIAGO GASPAR/ GOV. DO CEARA

Produção de Hidrogênio Verde

Considerado um combustível universal, o hidrogênio, em sua versão verde, pode ser obtido ao se utilizar energia renovável, como é o caso da energia eólica, da energia solar/fotovoltaica e do processo de separação da molécula de hidrogênio da molécula de oxigênio existente na água. Todas fontes abundantes no Ceará.

A planta de Hidrogênio Verde (Pecém H2V) da EDP é um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento da UTE Pecém. Contempla uma usina solar com capacidade de 3 MW e um módulo eletrolisador de última geração para produção do combustível com garantia de origem renovável, com capacidade de produzir 250 Nm3/h do gás.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria