Foto: Funceme
Na manhã desta sexta-feira (20), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apresentou o prognóstico climático para o trimestre de fevereiro a abril de 2023 no estado do Ceará. O evento aconteceu no Palácio da Abolição durante o XXV Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino.
Conforme o estudo, as probabilidades são de 50% para precipitações acima da normalidade, 40% em torno dela e 10% para chuvas abaixo da média climatológica. O prognóstico indica ainda, alta variabilidade espacial e temporal na distribuição das chuvas no estado.
De acordo com a Funceme, o cenário previsto é resultado de modelos climáticos globais e regionais, além de análises dos fenômenos como o La Niña e o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuvas no Ceará durante a Quadra Chuvosa.
Ainda segundo a Funceme, no mês de fevereiro é apresentado o prognóstico para os meses de março a maio, completando, assim, os meses da Quadra Chuvosa.

