Foto: Ascom Barbalha
A Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha (Secult) vem promovendo o Projeto “Repasse de Saberes nos Terreiros dos Mestres da Cultura”, para crianças e jovens de 8 a 13 anos, com objetivo de preservar a arte das bandas cabaçais do município.
Iniciada no mês de Novembro, o projeto contará com três etapas. A primeira, que já está em curso, estão sendo ministradas aulas de pífano. Nas próximas etapas as aulas terão como foco os instrumentos de caixa ou tarol e a zabumba e serão abertas para novas inscrições.
“O foco é resguardar a manifestação da banda cabaçal para que elas não venham a desaparecer. As bandas cabaçais são hoje uma das manifestações mais ameaçadas aqui em Barbalha”, afirmou a Assessora Técnica da Secult e Coordenadora da Cultura Popular do Município, Goretti Amorim.
Um dos responsáveis por transmitir os saberes para a nova geração é Airton Ribeiro. Natural de Barbalha, ele aprendeu a arte do pife com o seu avô e hoje ministra aulas para crianças da comunidade da Água Fria.
“Me sinto feliz e alegre. Essa é uma cultura que vem dos mais velhos. Aprendi com o meu avô e agora irei repassar tudo que aprendi para as crianças das comunidades. É uma missão importante, serão essas crianças que irão repassar no futuro tudo que estão aprendendo aqui. No final, todos teremos esse compromisso de não deixar a cultura morrer”, ressaltou Airton.
Luiz Henrique, de 9 anos, é um dos dez alunos que vêm recebendo o “Repasse de Saberes” da arte de pife, por meio do projeto. Assíduo desde o mês de novembro, Luiz Henrique já participou do desfile de cortejo de reis e tem acompanhando o professor Airton em apresentações culturais no município.
“As aulas são muito boas. Eu estou aprendendo muita música com o professor, até as mais difíceis. Já consigo tocar o pife bem e estou ansioso para começar os outros instrumentos”, disse.

