Foto: Assessoria de Comunicação Eduardo Girão
O político cearense Eduardo Girão (Podemos) é pré-candidato à presidência do Senado Federal, e vem buscando meios de atrair os colegas de parlamento para a sua campanha. Em declaração recente, ele afirmou que, caso eleito, iria pautar no plenário do Senado ao menos um projeto por ano de cada parlamentar.
“Quero democratizar o Senado. Geralmente são votados no plenário os projetos dos amigos do rei, de quem está na presidência. E os outros parlamentares, de oposição por exemplo?”, afirma.
A campanha de Girão tem voltado a um discurso moralista, de restauração de credibilidade e tácitos ataques à decisões tomadas pelo Supremo Tribunal Federal, fato que o mantém firme no campo do bolsonarismo. Girão divide o espectro em foco com o senador Rogério Marinho (PL), que também deseja o posto de presidente da Casa.
A eleição está marcada para 1° de fevereiro, quando o novo Congresso assume suas posições oficialmente. O atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) também concorre, tentando sua manutenção no cargo.

