Foto: Guto Vital/Agência Miséria
Nesta sexta-feira (27), a equipe de reportagem audiovisual do Site Miséria esteve no bairro Mata dos Limas, no município de Barbalha, onde, na ocasião, moradores da localidade reclamam do início da cobrança de água pela empresa Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), após a região ter sido inserida na zona rural do município.
De acordo com a residente Rosimeire Monteiro, os moradores não se negam a pagar pela água, mas reivindicam uma infraestrutura adequada do bairro e a instalação de hidrômetros “Agora em fevereiro já querem fazer uma primeira cobrança, que eu acredito que é uma cobrança indevida, pelo tamanho da residência”, conta.
Assista:
Segundo a procuradora-geral de Barbalha, Ezera Cruz, que esclareceu que desde 2019, através de uma lei, o bairro deixou de pertencer à zona rural. “É de responsabilidade da Cagece o fornecimento de água dentro de todo o perímetro urbano […] não é uma situação nova, houve uma demora em relação a essa transferência”, explica. A procuradora também reforça que existe uma isenção na taxa da água para residências que consomem até 10m³.

