Foto: Ascom Samu
Nesta segunda-feira (30), o Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu 192) Ceará completa 15 anos de funcionamento no estado. Durante esse período, o órgão atendeu mais de 538 mil ocorrências e três milhões de ligações atendidas. O Serviço é vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e administrado desde 2022 pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde).
As atividades começaram em 2008, contemplando 14 municípios. De 2018 a 2020, a partir de um projeto de ampliação, a cobertura alcançou 100% do território cearense, com exceção da Capital, onde o serviço é municipalizado.
O Samu Ceará possui 1.916 profissionais distribuídos em 121 bases de apoio, vinculadas a três Centrais de Regulação. Para a enfermeira Germana Moreira, atuante há 12 anos no Serviço, o atendimento pré-hospitalar (APH) requer da equipe muito preparo e suporte emocional.
“Pois, em ocorrências, podemos nos deparar com situações em que uma boa saúde mental é necessária. Ser profissional de APH é gratificante. Socorrer e salvar vidas nos torna seres humanos mais realizados e gratos”, explica Germana.
O superintendente do Samu Ceará, Nilson Mendonça Filho, reforça que o Serviço é muito mais do que uma ambulância para transporte de pacientes. “É um órgão vital para trazer celeridade ao atendimento de qualidade à população”, diz. “Os trabalhadores deixam seus familiares em casa para ir ao plantão, para estar na rua, seja no sol ou na chuva, de dia ou na madrugada”, continua.
Samu Ceará 192
O Serviço funciona 24 horas por dia com equipes multiprofissionais de saúde – formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de Enfermagem e socorristas. Para acionar o Samu, ligue 192.
Três Centrais de Regulação das Urgências (CRUs) – localizadas nos municípios de Eusébio, Sobral e Juazeiro do Norte – regulam 121 bases descentralizadas em todas as regiões cearenses.

